top of page
Buscar
  • Foto do escritoradmin

Como escolher seu colchão

Atualizado: 9 de mar. de 2020




Quando consideramos que passamos cerca de 1/3 de nossas vidas deitados na cama e a importância da qualidade do sono para a saúde, vale a pena compreendermos como escolher o colchão apropriado para fornecer o máximo de suporte e conforto para nosso corpo. Um colchão inadequado ou de má qualidade podem causar distúrbios do sono, dores e tensões musculares, dores de cabeça, cansaço e ainda prejudicar a saúde da coluna. Torna-se essencial então sabermos escolher o colchão ideal para preservamos nossa saúde. Essa decisão pode ser um pouco difícil de ser tomada quando vemos a quantidade de diferentes produtos com diferentes características existentes no mercado, separamos então alguns tópicos importantes para que você possa investir no melhor produto para sua saúde.


Tamanho


Primeiramente identifique qual o tamanho do colchão apropriado para suas necessidades. Isso implica em providenciar um que proporcione espaço e conforto para que você possa se movimentar durante o sono sem interromper o sono de alguém que compartilhe a cama com você. Um colchão muito pequeno leva a disputas por espaço para dormir e ainda pode atrapalhar seu sono e de seu companheiro, além de aumentar os riscos de despertar com dores no corpo em decorrência de ter passado muito tempo dormindo na mesma posição.


Suporte


Um bom colchão é capaz de suportar todo seu corpo e manter sua coluna com a mesma “postura ereta” que uma pessoa estaria se estivesse em pé. Procure prestar atenção em seus ombros, joelhos, quadril e lombar, pois essas regiões pressionam mais intensamente o colchão e, sem o devido suporte, podem provocar desconfortos durante a noite ou logo ao despertar.

A falta de suporte adequado do colchão pode interferir no alinhamento da coluna e na tonicidade muscular. Um colchão que oferece pouco suporte pode forçar as estruturas articulares e obrigar os músculos a se contraírem para suprir a falta de apoio, gerando dores e desconfortos nas costas e/ou nos músculos. Já um colchão firme demais aumenta a pressão das estruturas articulares e pode fazer com que você se vire a noite inteira em busca de uma posição confortável para dormir.

Um colchão errado pode levar a dificuldades para dormir, rigidez matinal e até mesmo dor lombar crônica. Procure experimentar vários colchões e identificar qual deles melhor satisfaz suas necessidades, mas lembre-se de analisar se a consistência dele não é firme demais e nem muito macio. Atente-se para as informações sobre a densidade do colchão, pois ela varia de acordo com o peso a ser suportado e o material do qual ele é feito.


Conforto


Além das dimensões e densidade do colchão, é importante analisar o conforto que ele proporciona, optando por materiais que permitam a transpiração da pele e a manutenção da temperatura corporal durante o sono. Tecidos e fibras naturais permitem uma melhor termorregulação e ajudam a impedir o acúmulo de umidade no corpo.


Durabilidade


A qualidade do material é muito importante. Este fator determina o tempo de vida útil do colchão, independentemente do material que ele é feito (normalmente espuma ou molas). Então, para que o colchão possa oferecer o máximo de suporte e conforto possível, atente-se para sua qualidade, pois um produto de baixa qualidade deformará mais depressa e expor sua coluna a riscos devido à deformação do material.


Material


Os colchões podem ser de dois materiais: espuma ou molas. A densidade ideal do colchão, além de levar em consideração o peso de quem dorme sobre ele, também varia de acordo com o material que ele feito. Colchões de espuma possuem densidades diferentes de um feito com molas, então é importante escolher primeiro o material de sua preferência para depois analisar a densidade correta.


Molejo


É o conjunto de molas de um colchão de molas, formado por molas individuais ou fios contínuos que formam a estrutura do colchão. Quanto maior a contagem de molas em relação à superfície, maior a resistência e a durabilidade do colchão. Para ter uma referência, um colchão de casal de tamanho padrão deve conter 300 molas ou mais, um tamanho queen deve ter ao menos 375 e o king, 450 ou mais.


Garantia


Os fabricantes de colchão de qualidade costumam oferecer garantia de seu produto. No Brasil, essa garantia é de pelo menos 1 ano, mas há fabricantes que oferecem 5 anos, um grande indicativo da qualidade do produto. O período de garantia não é necessariamente uma indicação de quanto tempo durará o colchão, mas uma proteção contra defeitos do produto ou falhas na elaboração de seu projeto.


Quando trocar seu colchão


Se você acorda repetidas vezes durante a semana com dor nas costas, isso é um indicativo de que chegou o momento de trocar de colchão. O tempo de vida útil de um colchão varia muito de acordo com seu material e densidade, porém, se o seu já possui mais de 10 anos, é interessante trocar por um novo. Além de causar desconforto, procure observar a coloração, odor e deformação de seu colchão, principalmente na região central, onde costumamos dormir.






46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

IES. blog

Central de Conhecimento da IES Quiropraxia

Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre saúde, bem-estar, dicas e curiosidades sobre o corpo humano e todo seu potencial criativo e de cura.

bottom of page