Unidades: São Paulo | Aracaju

Buscar
  • Ajustados

Como a Quiropraxia pode ajudar ciclistas?


Quem pratica ciclismo sabe que, conforme os quilômetros são percorridos, alguns desgastes que demandam manutenção podem ocorrer na bicicleta, como frouxidão nos raios, oscilação nas rodas e deterioração do freio a disco. Assim como a bicicleta, o corpo do ciclista também sofre e perde o alinhamento devido à prática do esporte. Qualquer atividade praticada repetidamente pode alterar a conformação do corpo ou então ampliar alguma alteração estrutural existente, porém oculta. Para evitar os efeitos nocivos que o desalinhamento pode causar e impedir o agravamento de uma condição preexistente, a Quiropraxia é uma aliada fundamental para que você possa pedalar com saúde.


Dores nas articulações


Muitos praticantes de ciclismo experimentam dores articulares, principalmente nos joelhos e no quadril, em algum momento durante ou após a prática. Essas dores, que podem até mesmo implicar em um travamento, são causadas pelo aumento da pressão nessas regiões durante as pedaladas, principalmente nos isquiotibiais e flexores do quadril. Outra possível causa para essas dores é uma ligeira diferença de comprimento de pernas, o que sobrecarrega os joelhos e a lombar, aumentando a incidência de dores. A Quiropraxia remove interferências que resultam nas restrições de movimento, ajuda a liberar a musculatura, iguala ou diminui essa pequena diferença de comprimento de pernas e ajuda a manter a dor afastada.


Dores lombares


A postura curvada sobre os guidões, principalmente quando combinada com tensões nos músculos da coxa e flexores do quadril, achados bastante comuns em ciclistas, tensiona os músculos das costas e pode interferir no alinhamento da lombar, que perde sua curvatura natural. O ajuste quiroprático, um bom balanceamento da bike, músculos do core fortalecidos, alongamentos e exercícios para aumento de amplitude de movimento são essenciais para prevenir o surgimento e a reincidência dessas dores.

Lembre-se também que, para evitar dores lombares, é importante saber escolher o selim adequado para sua bicicleta. O selim com as medidas adequadas para o seu corpo ajuda a evitar a sobrecarga lombar, pois influencia diretamente no posicionamento do ciclista sobre a bike e ajuda a manter a performance e o conforto durante o passeio ou um treino mais longo.


Dores cervicais


Uma má postura durante as pedalas pode causar hiperextensão na cervical, podendo provocar contrações musculares, pinçamento de nervos, dores e formigamento e dormência nas mãos. A Quiropraxia ajusta a coluna, restaurando a função apropriada comprometida e devolve o equilíbrio das articulações, removendo as dores e melhorando a biomecânica. Também verifique e ajuste sua postura sobre a bike, se a regulagem dela está adequada e alongue o pescoço para ajudar a prevenir o retorno do problema.


Formigamento e dormência nas mãos


A dormência e o formigamento nas mãos surgem como resultado do aumento de pressão na região das mãos. Essas insensibilidades podem ter origem em uma compressão de nervos e vasos sanguíneos na região entre pescoço e braço, problemas em algum dos discos intervertebrais na cervical ou a problemas na própria articulação do punho. O ajuste quiroprático e um bom posicionamento durante as pedalas ajudam a evitar o excesso de esforço e a compressão, permitindo que as mãos permaneçam confortáveis e livres de formigamentos e dormências. Verifique também a altura de seus guidões, pois o posicionamento deles abaixo do ideal aumenta possíveis disfunções no pescoço e ombros, o que pode afetar a saúde de suas mãos.


Ganho de mobilidade


Além de reduzir e evitar dores, os ajustes quiropráticos removem restrições na coluna e em extremidades, resultando em um ganho de mobilidade articular. A mobilidade articular é importante para a manutenção de uma boa postura, evitar tensões musculares e sobrecargas em outras articulações, como joelhos, ombros, cotovelos, tornozelos e punhos.


Melhora da saúde em geral


O tratamento de Quiropraxia é uma excelente maneira de aprimorar a saúde e o bem-estar em geral. Um dos benefícios para a saúde é o fortalecimento do sistema imunológico. Quando a coluna está devidamente alinhada e sem interferências, o sistema nervoso central funciona com maior eficiência, o que melhora o funcionamento do sistema imunológico e ajuda o corpo a se recuperar mais rapidamente e a reduzir a frequência de doenças.

Outra vantagem é o aumento do nível de energia na realização de atividades. O controle da dor promovido pelos ajustes é um fator importante para esse ganho, mas o tratamento também ajuda a melhorar a mobilidade e a flexibilidade, o que reduz o risco de lesões.

Para mais informações sobre o tratamento quiroprático e os problemas de saúde que podem ser tratados dessa forma, consulte um quiropraxista.

25 visualizações