top of page
Buscar
  • Foto do escritoradmin

Como a Quiropraxia pode ajudar ciclistas?


Quem pratica ciclismo sabe que, conforme os quilômetros são percorridos, alguns desgastes que demandam manutenção podem ocorrer na bicicleta, como frouxidão nos raios, oscilação nas rodas e deterioração do freio a disco. Assim como a bicicleta, o corpo do ciclista também sofre e perde o alinhamento devido à prática do esporte. Qualquer atividade praticada repetidamente pode alterar a conformação do corpo ou então ampliar alguma alteração estrutural existente, porém oculta. Para evitar os efeitos nocivos que o desalinhamento pode causar e impedir o agravamento de uma condição preexistente, a Quiropraxia é uma aliada fundamental para que você possa pedalar com saúde.


Dores nas articulações


Muitos praticantes de ciclismo experimentam dores articulares, principalmente nos joelhos e no quadril, em algum momento durante ou após a prática. Essas dores, que podem até mesmo implicar em um travamento, são causadas pelo aumento da pressão nessas regiões durante as pedaladas, principalmente nos isquiotibiais e flexores do quadril. Outra possível causa para essas dores é uma ligeira diferença de comprimento de pernas, o que sobrecarrega os joelhos e a lombar, aumentando a incidência de dores. A Quiropraxia remove interferências que resultam nas restrições de movimento, ajuda a liberar a musculatura, iguala ou diminui essa pequena diferença de comprimento de pernas e ajuda a manter a dor afastada.


Dores lombares


A postura curvada sobre os guidões, principalmente quando combinada com tensões nos músculos da coxa e flexores do quadril, achados bastante comuns em ciclistas, tensiona os músculos das costas e pode interferir no alinhamento da lombar, que perde sua curvatura natural. O ajuste quiroprático, um bom balanceamento da bike, músculos do core fortalecidos, alongamentos e exercícios para aumento de amplitude de movimento são essenciais para prevenir o surgimento e a reincidência dessas dores.

Lembre-se também que, para evitar dores lombares, é importante saber escolher o selim adequado para sua bicicleta. O selim com as medidas adequadas para o seu corpo ajuda a evitar a sobrecarga lombar, pois influencia diretamente no posicionamento do ciclista sobre a bike e ajuda a manter a performance e o conforto durante o passeio ou um treino mais longo.


Dores cervicais


Uma má postura durante as pedalas pode causar hiperextensão na cervical, podendo provocar contrações musculares, pinçamento de nervos, dores e formigamento e dormência nas mãos. A Quiropraxia ajusta a coluna, restaurando a função apropriada comprometida e devolve o equilíbrio das articulações, removendo as dores e melhorando a biomecânica. Também verifique e ajuste sua postura sobre a bike, se a regulagem dela está adequada e alongue o pescoço para ajudar a prevenir o retorno do problema.


Formigamento e dormência nas mãos


A dormência e o formigamento nas mãos surgem como resultado do aumento de pressão na região das mãos. Essas insensibilidades podem ter origem em uma compressão de nervos e vasos sanguíneos na região entre pescoço e braço, problemas em algum dos discos intervertebrais na cervical ou a problemas na própria articulação do punho. O ajuste quiroprático e um bom posicionamento durante as pedalas ajudam a evitar o excesso de esforço e a compressão, permitindo que as mãos permaneçam confortáveis e livres de formigamentos e dormências. Verifique também a altura de seus guidões, pois o posicionamento deles abaixo do ideal aumenta possíveis disfunções no pescoço e ombros, o que pode afetar a saúde de suas mãos.


Ganho de mobilidade


Além de reduzir e evitar dores, os ajustes quiropráticos removem restrições na coluna e em extremidades, resultando em um ganho de mobilidade articular. A mobilidade articular é importante para a manutenção de uma boa postura, evitar tensões musculares e sobrecargas em outras articulações, como joelhos, ombros, cotovelos, tornozelos e punhos.


Melhora da saúde em geral


O tratamento de Quiropraxia é uma excelente maneira de aprimorar a saúde e o bem-estar em geral. Um dos benefícios para a saúde é o fortalecimento do sistema imunológico. Quando a coluna está devidamente alinhada e sem interferências, o sistema nervoso central funciona com maior eficiência, o que melhora o funcionamento do sistema imunológico e ajuda o corpo a se recuperar mais rapidamente e a reduzir a frequência de doenças.

Outra vantagem é o aumento do nível de energia na realização de atividades. O controle da dor promovido pelos ajustes é um fator importante para esse ganho, mas o tratamento também ajuda a melhorar a mobilidade e a flexibilidade, o que reduz o risco de lesões.

Para mais informações sobre o tratamento quiroprático e os problemas de saúde que podem ser tratados dessa forma, consulte um quiropraxista.

188 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

IES. blog

Central de Conhecimento da IES Quiropraxia

Aqui você vai encontrar muito conteúdo sobre saúde, bem-estar, dicas e curiosidades sobre o corpo humano e todo seu potencial criativo e de cura.

bottom of page